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Espero que apreciem este novo espaço de discussão e aperfeiçoamento da prática.







terça-feira, 6 de julho de 2010

O Planejamento do trabalho pedagógico

Algumas indagações e tentativas de respostas
José Cerchi Fusari



Neste texto o autor discorre sobre a importância do planejamento. Faz uma análise crítica das condições históricas que favoreceram uma "tendência tecnicista", transformando o planejamento do ensino numa atividade mecânica e burocrática. José Cerchi Fusari nos convida a refletir sobre o verdadeiro sentido de planejamento, focalizando seus aspectos mais importantes.
Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.
"Na prática docente atual, o planejamento tem-se reduzido à atividade em que o professor preenche e entrega à secretaria da escola um formulário"
"O planejamento, nesta perspectiva, é, acima de tudo, uma atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente"
"A ação consciente, competente e crítica do educador é que transforma a realidade, a partir das reflexões vivenciadas no planejamento e, conseqüentemente, do que foi proposto no plano de ensino"
"É preciso assumir que é possível e desejável superar os entraves colocados pelo tradicional formulário, previamente traçado, fotocopiado ou impresso, onde são delimitados centímetros quadrados para os "objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação"
"É importante desencadear um processo de repensar todo o ensino, buscando um significado transformador para os elementos curriculares básicos:- objetivos da educação escolar (para que ensinar e aprender?);- conteúdos (o que ensinar e aprender?);- métodos (como e com o que ensinar e aprender?);- tempo e espaço da educação escolar (quando e onde ensinar e aprender?);- avaliação (como e o que foi efetivamente ensinado e aprendido?)."
Publicação: Artigo Série Idéias no. 8. São Paulo: FDE, 1998Páginas: 44-53

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